terça-feira, 12 de abril de 2016

A arte de crescer...

Sim, muito mais difícil que educar é crescer. Na verdade eu acho que não educamos, e sim crescemos!

Publiquei no face uma acontecimento aqui de casa que me vez acordar , abrir os olhos. Para os que nao viram, deixo aqui a foto do post!






Então, essa mania de dizer as crianças que elas já são grandes, ou como um agrado : "Olha, ela ja é grande, ja come sozinha!" ou até como uma advertencia : "Você já esta bem grandinho para isso, né?", é uma mania, pelo que vi, mundial (ou pelo menos no Brasil e Espanha! hahaha ) E esta totalmente ERRADA! Confesso que sempre que alguém fala isso para ela, quando eu tenho a oportunidade sempre digo que ela esta aprendendo...ou então digo no ouvidinho dela : você ainda é um bebe e vai aprender!

Por isso que digo que temos que dizer que ela "ja aprendeu!" porque aprender é SEMPRE bom! E é isso que fazemos todos os dias, crescemos, e a cada fase, cada etapa, sao novas descobertas, novas frustrações, novas conquistas! Porque é disso que a vida se trata, nao é mesmo?

Mas, eu nao estou falando de simplesmente cruzar os braços e esperar que ela aprenda e aceitar todas as "birras" dessa fase de aprendizado, é ai entra a educação! Cabe aos pais colocar desde cedo os limites e as obrigações. Mas , também cabe aos pais saber até quanto se pode exigir de uma criança em uma fase (nao digo nem idade, porque sempre tem uns que vão mais rápidos que outros em diferentes quesitos!)

Como teoria tem em todos os lados, falo um pouco como isso funciona aqui em casa na prática!

Comecei a educar a Maia com 6 meses, sim , 6 meses! Maia nao queria sentar no carrinho e eu me ajoelhava e dizia, firme e forte que mamãe tinha que fazer coisas e que Maia tinha que passear no carrinho dela com o brinquedinho dela, que depois mamãe daria colo! Ou nao queria estar no chiqueirinho e eu deixava ela sozinha, chorando por um tempo até que ela acalmava e pegava algum brinquedo, eu fazia o que tinha que fazer rápido e assim que ela acalmava, eu ia lá , beijava , abraçava, dizia que muito bem e muito obrigado por ajudar a mamãe!

Porque tao cedo? Porque aos 6 meses, Maia estava no chão brincando na sala e o pai vendo TV. Entrei na sala e ela começou a chorar enlouquecidamente! O pai me disse logo que era manha ( os pais nessa questão sempre sao mais realistas e os filhos sempre fazem mais manha com as mães mesmo!) então deixei! Mas ela nao parava..tirei ela da sala e levei ela pro quarto e nesse segundo ela acalmou e quando a coloquei no chão , voltou a chorar loucamente. esperei...o pai veio me dar apoio...esperei mais. Até que nao aguentei e peguei ela no colo e ela ...pasmem! Na mesma hora olhou pro pai e riu de uma maneira para ele que minha boca caiu no chão! Tipo : viu, papa? Consegui! Menina...aquilo foi um CHOQUE! E eu disse, nunca mais ela me ganha! Eu sei, muitos vão pensar " Mas ela só tinha 6 meses!" . Mas sabe o que eu digo? Cada um sabe o filho que tem, e educar ( com amor!!!) nunca será errado!

Então é isso, ela foi crescendo, se independizando e ai as regras e limites foram aumentando:

1-Antes de pegar um livro guarda o outro ( os brinquedos eu deixo ela deixar espalhados pelo chão durante  o dia, antes em qualquer lado, hoje com 2 anos estamos trabalhando para que deixe somente no quarto dela ou na sala que é nosso local de brincadeira!)

2- Jogar a fralda suja no lixo

3- Pegar/guardar sapato( mas bem guardar porque pegar as vezes pega o que quer e ai da problema! rsrsrs)

4- Ajudar sempre que algo cai no chão ( afinal ela é menor e mais jovem! hahaha)

Enfim, coisinhas assim, simples do dia a dia. Mas o dia a dia não é nada facil! Agora mesmo ela esta chorando como uma louca porque todos os dias o pai pede para sair da banhera quando acaba o banho e ela se faz de besta então o pai tira " a força" e ela chora...tooooodos os dias!

Eu sempre digo que é só usar o bom senso...sei que as vezes estamos tão acabadas que nao tem bom senso certo! Hahaha, mas nao se avexem não...quem nunca deu um berro no filho? rsrrsrs

Acabou a folga! Fuiz! Bjs

Como sempre bebe meu leite

Muito amor!

Olha a cara...

Vive aprontando!

Mais amor!

Mais pintança!



4 comentários:

  1. Sim, sim! Como já se fala a décadas: Educar é uma arte! Amor e limites é a base, e assim segue a humanidade! Bjssss Meus lindos! 😘❤️🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim! Como já se fala a décadas: Educar é uma arte! Amor e limites é a base, e assim segue a humanidade! Bjssss Meus lindos! 😘❤️🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a reflexão e as dicas do crescer e educar, não tem nem início e nem fim, a vida segue com os aprendizados que os pequenos também sem querer querendo ( Chaves ) nos fazem crescer e nos educam . Parabéns para o casal e fofucha Maia 😘😘😘

    ResponderExcluir